Pesquisa e Educação

www.fcc.org.br

Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici

Investigação científica: representações sociais e fenômenos psicossociais no campo educacional

Em 08 de março de 2016, em São Paulo, foi assinado o convênio entre a Fundação Carlos Chagas e o Consulado Geral da França para a criação da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici. A iniciativa visa a fortalecer o desenvolvimento de cooperações científicas já existentes, bem como apoiar novas parcerias entreo CIERS-ed (Centro Internacional de Estudos e Representações Sociais e Subjetividade - Educação), da FCC, juntamente com instituições de ensino e de pesquisa francesas.

Objetivos

Realizar investigações científicas, nas quais assume particular relevo a perspectiva psicossocial das representações sociais.

Promover o debate teórico e metodológico sobre questões relacionadas à educação e aos fenômenos psicossociais a ele associados.

Pesquisa

As atividades dogrupo de pesquisa: Representações Sociais, Subjetividade e Educaçãoprivilegiam a realização de investigações científicas, nas quais assume particular relevo a perspectiva psicossocial das representações sociais e a promoção do debate interdisciplinar, tanto no plano teórico como no metodológico. Ênfase é dada às questões relacionadas ao campo educacional e aos fenômenos psicossociais a ele associados com foco, sobretudo, na formação e profissionalização docentes. As ações do grupo são desenvolvidas no âmbito doCentro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed).

Contato

Sede brasileira: CIERS-ed / FCC Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação 

E-mail:ciers-ed@fcc.org.br

Sede francesa: Laboratoire GRePS Institut de Psychologie – Université Lyon 2 

E-mail:greps@université-lyon2.fr

Apoio

  • Consulado Geral de França em São Paulo - BR
  • Fundação Carlos Chagas - BR

Financiamento

  • Université Lyon 2 / Réseau Mondial Serge Moscovici
  • Fondation Maison des Sciences de l’Homme - FR