Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici
Investigação científica: representações sociais e fenômenos psicossociais no campo educacional
Em 08 de março de 2016, em São Paulo, foi assinado o convênio entre a Fundação Carlos Chagas e o Consulado Geral da França para a criação da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici. A iniciativa visa a fortalecer o desenvolvimento de cooperações científicas já existentes, bem como apoiar novas parcerias entreo CIERS-ed (Centro Internacional de Estudos e Representações Sociais e Subjetividade - Educação), da FCC, juntamente com instituições de ensino e de pesquisa francesas.
Objetivos
Realizar investigações científicas, nas quais assume particular relevo a perspectiva psicossocial das representações sociais.
Promover o debate teórico e metodológico sobre questões relacionadas à educação e aos fenômenos psicossociais a ele associados.
Pesquisa
As atividades dogrupo de pesquisa: Representações Sociais, Subjetividade e Educaçãoprivilegiam a realização de investigações científicas, nas quais assume particular relevo a perspectiva psicossocial das representações sociais e a promoção do debate interdisciplinar, tanto no plano teórico como no metodológico. Ênfase é dada às questões relacionadas ao campo educacional e aos fenômenos psicossociais a ele associados com foco, sobretudo, na formação e profissionalização docentes. As ações do grupo são desenvolvidas no âmbito doCentro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed).
Contato
Sede brasileira: CIERS-ed / FCC Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação
E-mail:ciers-ed@fcc.org.br
Sede francesa: Laboratoire GRePS Institut de Psychologie – Université Lyon 2
E-mail:greps@université-lyon2.fr
Apoio
- Consulado Geral de França em São Paulo - BR
- Fundação Carlos Chagas - BR
Financiamento
- Université Lyon 2 / Réseau Mondial Serge Moscovici
- Fondation Maison des Sciences de l’Homme - FR